Luiz Alberto Jardim

discute, com o VOX, a Construção Civil em Valadares!

Engenheiro Luiz Alberto Jardim, gestor do Grupo Predileta.
 

Um empresário de sucesso! Um amante de Governador Valadares! Um homem com os olhos no futuro! Qualquer dessas expressões definiria, sem exageros, o empresário da Construção Civil - com quem o VOX foi conversar no dia 18 de março de 2013 - Luiz Alberto Jardim. Ele é um dos gestores do Grupo Predileta; logo, o assunto, nem poderia ser outro: as possibilidades da Construção Civil no Leste de Minas Gerais.

Luiz Alberto Jardim é graduado em Engenharia Civil pela UFMG, com MBA em Gestão Estratégica e Engenharia Econômica. Ele foi presidente do Sinduscom/Governador Valadares, entidade de que ele é hoje diretor; foi membro atuante da ASPEA – Associação Profissional de Engenheiros e Arquitetos/Governador Valadares (e um dos seus fundadores); e membro atuante da CDL, Accredi, dentre outras entidades de classe. O engenheiro presidiu também o Escritório Regional Rio Doce/Fiemg e parece não se negar a estar envolvido com qualquer esforço que possa representar avanços para Governador Valadares. Aliás, ao falar da cidade, exprimiu encantamento e esperança em que o povo local encontrará saídas para todos os problemas que cercam o município. Demonstra-se um otimista em relação ao futuro da cidade, tendo verbalizado essa sua vocação – a de acreditar sempre - ao longo de toda a entrevista concedida ao VOX.

Sem pressa, recebeu nossa equipe em seu escritório. Falou calmamente sobre temas variados, abrindo a entrevista com uma avaliação sobre o movimento que leva e traz valadarenses dos Estados Unidos. Refutou veemente a ideia de que surja algo parecido com uma favelização de Governador Valadares (com o movimento de retorno daqueles que “estão fora do país”), ressaltando a importância daqueles que vão para “fora” (e que mandam recursos) e dos que voltam (e que trazem tecnologias novas) para serem empregadas na cidade. Acompanhe o vídeo:

 
Neste segundo momento do papo com o VOX, o empresário elencou algumas das razões pelas quais as chamadas construções sustentáveis ainda não emplacaram em Governador Valadares, embora haja intervenções preservacionistas. Aproveitou a oportunidade para fazer uma leitura equilibrada, embora embasada em experiência, do Plano Diretor da cidade que, segundo ele, poderia ser, sim, melhorado.
 
 
Explorou o tema da verticalização do centro e de outras áreas nobres de Governador Valadares, embora a construção de casas em condomínios fechados também seja uma tendência alimentada por compradores pertencentes às classes A e B, como ele afirmou. Lembrou que a força da Construção Civil tem ressentido do problema da falta de mão-de-obra e foi zeloso ao tirar das costas da Construção Civil a responsabilidade de ter que, sozinha, alavancar o futuro da cidade. Nesta linha de raciocínio, propôs que outros atores sociais se alinhem ao processo de crescimento de Governador Valadares. Acompanhe, neste vídeo, como o empresário Luiz Alberto Jardim vê esta questão:
 
A Editoria do VOX pôs à discussão a nova formatação da família do Leste Mineiro que, como demonstra o último senso, tende a se encolher. Há também o crescimento do fenômeno de indivíduos que escolhem viver sozinhos, sem parceiros e sem filhos. Pretendemos saber do engenheiro Luiz Alberto se o grupo que ele co-administra chegou a sentir as influências dessas mudanças comportamentais. Na oportunidade, o empresário afirmou também que, por outro lado, as pessoas, em maioria, estão escolhendo viver em residências verticalizadas, já que apartamentos representam, hoje, mais segurança e maior qualidade de vida. Acompanhe o raciocínio do entrevistado:
 
 
Na parte final da entrevista, Luiz Alberto Jardim retomou o discurso do seu encantamento e da sua crença em Governador Valadares. Reportou que a cidade é muito jovem e que há muito o que se fazer por aqui. Finalizou a entrevista, chamando a atenção dos valadarenses para o fato de que a Construção Civil segue sendo uma das formas mais seguras das famílias investirem o seu dinheiro. E listou a motivação para aqueles que queiram “apostar” na construção civil:
 
 
Num momento de pura pessoalidade, Luiz Alberto Jardim disse ao editor do VOX: “... sigo acreditando em uma cidade jovem feito Governador Valadares. Por aqui há muito para ser feito. Mas não posso deixar de crer em que a Educação, a força das pessoas, as novas tecnologias e a indústria da inteligência (que precisa chegar a Valadares) façam desta cidade a cidade do futuro...”