Augusto Barbosa!

Augusto Barbosa é pediatra atuante em Governador Valadares, MG.
 
O editor do VOX foi ao consultório do pediatra Augusto Barbosa para debater mitos e verdades que vão resistindo ao tempo e que merecem, segundo ele, uma séria revisão dos especialistas. Augusto Barbosa é médico pela Faculdade de Medicina da Santa Casa da Misericórdia de Vitória, Espírito Santo, com especialização em Pediatria pelo Hospital Militar de Belo Horizonte.
Com 35 anos atuando como pediatra, ele oferece aos nossos leitores uma leitura vivencial, embora sustentada por verdades acadêmicas, de todos os problemas que acometem as crianças do Leste de Minas Gerais, dada a sua presença neste ambiente. Além de responder a perguntas de leitores que enviaram as suas indagações ao VOX para que as encaminhássemos, foi um debate marcado pela visão de um especialista que conhece a realidade os gargalos e as problemáticas da região.
Na abertura da entrevista, o pediatra Augusto Barbosa falou da necessidade dos primeiros procedimentos ao nascer do bebê e indicou claramente o momento em que o pediatra deve “entrar”, de fato, na vida da criança. Assista ao vídeo:
 
Antes de responder às perguntas dos leitores do VOX, ele se ateve a debater com o editor do portal temas como saúde pública, passando por rios da região que recebem esgotos “in natura” e os males a que estão sujeitas nossas crianças. Fechou este bloco advertindo pais e mães para o fato de que “comer” ou “comer muito” nem sempre é alimentar-se. Para ele, as famílias estão trocando, por exemplo, o tradicional “feijão com arroz” por um saquinho de batatas prontas sem valores nutritivos. Veja como ele trata esse assunto:
 
Neste vídeoVOX, o pediatra Augusto Barbosa responde a alguns internautas que escreveram ao portal. Primeiramente, ensinando as melhores técnicas para se amamentar; depois, falou do suposto aparecimento de sangue nas fraldas de uma criança e estabeleceu algumas normas dadas como ideais para que as crianças sejam bem alimentadas. Para ele, as crianças não podem ditar normas quanto à sua alimentação. “As normas, afinal, quem dita são pais”, concluiu.
 
 
Ainda respondendo a leitores do VOX, o entrevistado contestou a ideia de que meninas andam e falam antes dos meninos; explicou por quanto tempo a criança deve ser mantida em cada seio e rotulou como normais as contrações uterinas que podem ocorrer durante o processo de amamentação. Tudo isso, sem deixar de exaltar, claro, a importância do contato mãe/filho no transcorrer da amamentação. Esta situação, segundo o pediatra Augusto Barbosa, vai refletir decisivamente no padrão de saúde que a criança terá em sua vida adulta. Acompanhe:
 
Depois de responder a mais algumas leitoras do VOX, situação em que versou, por exemplo, sobre o momento ideal de tirar a fralda, o entrevistado ofereceu explicações sobre a mania que as crianças têm de sugar. O pediatra Augusto Barbosa contestou a máxima de que toda criança deve “ficar largada” para criar, nessa situação, resistência às patologias que o mundo oferece. Entenda o raciocínio dele:
 
 

O entrevistado fez sérias advertências quanto a pais que querem que os seus filhos sejam os realizadores dos sonhos que esses pais não conseguiriam levar adiante. Segundo o doutor Augusto Barbosa, é preciso ter cuidado para que uma sobrecarga não seja posta sobre os filhos que nada têm a ver com as frustrações paternas, sendo obrigado a sustentar vocações que eles, os filhos, não têm. Neste tópico, ele também detalhou um tema atual e recorrente: a obesidade infantil. Acompanhe:
 



Registro do VOX: O portal foi recebido pelo pediatra Augusto Barbosa em seu consultório para falar sobre o tema Pediatria exclusivamente. O entrevistado deixou aberta a possibilidade de responder “a-posteori” perguntas que, por ventura, os leitores do VOX queiram enviar através do FALE VOX!